terça-feira, 16 de junho de 2015

COMO FUNCIONA A INTERNET? (modelo cliente/servidor, registro.br, tipos de acesso a internet)

     Ao falarmos sobre internet pensamos logo em uma rede de computadores, para compreender como a internet chega a sua casa podemos imaginar que ela é uma pequena rede conectada a outras redes. Sendo assim não há um dono da internet, nem uma empresa que controle, mas sim um grupo de várias redes interligada.
     Quando ligamos ou conectamos vários computadores uns aos outros criamos uma rede local, mas desta forma os computadores só se comunicam uns com os outros, sem acesso aos demais computadores fora de sua casa e outros servidores.
     Este acesso externo ocorre quando a sua rede local se conecta a uma outra rede maior - no caso, o seu provedor de Internet - por meio da tecnologia TCP/IP, um modo de comunicação baseado no endereço de IP (Internet Protocol). Este IP é o endereço de cada um dos pontos de uma rede, e cada ponto da rede consiste em um computador que, por sua vez, se interliga a outros computadores, formando uma verdadeira “teia de redes.

Agora vamos entender qual o caminho que a internet faz até chegar ao usuário final:

O caminho que a informação percorre até chegar ao seu computador (Foto: Arte)

     O ponto inicial de referência a Internet é o Backbones que são pontos de rede que compõe o núcleo  das redes de Internet. São pontos-chave da Internet que distribuem pelas redes as informações baseadas na tecnologia TCP/IP.  Existem poucos backbones espalhados pelo mundo, e estes são os responsáveis por distribuir o acesso mundial para a rede de Internet.

     A partir dai a a internet passa por uma nova etapa, aos provedores de acesso ou seja as empresas que contratam o sinal de backbones para distribuir aos seus usuários. 

     E logo após passa pelo provedor de serviço. Os dados da Internet que trafegarão na rede necessitam de um meio para o seu transporte até os usuários, e são as empresas provedoras de serviço as responsáveis por este papel. Estas empresas recebem os dados do provedor de acesso e distribuem aos usuários por variados meios, seja por linha telefônica, fibra ótica ou via rádio (por tecnologia sem fio).

     E por fim ao usuário final, Ao chegar no usuário final o sinal de Internet passa a repetir todo o caminho novamente, porém na forma inversa, já que você, como usuário final, também envia sinais - com as suas requisições para a Internet.

MODELO CLIENTE/SERVIDOR 
     Como a Internet se tornou uma rede cada vez maior de computadores interligados, houve necessidade de dedicar alguns computadores para prover serviços à rede, enquanto os demais acessariam estes serviços. Portanto, estes computadores que proviam serviços eram denominados Servidores, enquanto ao que acessavam os serviços eram chamados de clientes.
     Existem vários tipos de servidores. Os mais conhecidos são: Servidor de Fax, de arquivos, web, email, imagens, FTP. Cada um destes servidores executa uma função, por exemplo, para você visualizar esta página no Baixaki, você está utilizando o Servidor web, o qual é responsável pelo armazenamento das páginas de um site. 
Para que você consiga abrir estas páginas web, você utiliza um navegador, portanto o navegador é o cliente e o site é o servidor, pois o primeiro acessa informações disponibilizadas pelo segundo. Desta forma, as redes que utilizam servidores são chamadas do tipo Cliente-Servidor.
REGISTRO.BR

     É um tipo de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.
     Pelas atuais regras, para que o registo de um domínio seja efetivado, são necessários ao menos dois servidores DNS (Domain Name System, é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores) conectados à Internet e já configurados para o domínio que está sendo solicitado.

TIPOS DE ACESSO A INTERNET

Linha discada: Conexão por linha discada ou dial-up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a rede mundial de computadores. Este tipo de conexão está caindo em desuso por ser lenta (não passa de 56 kbs, no máximo) e também devido à popularização dos serviços de acesso em banda larga, que oferecem mais velocidade de transferência de dados.
xDSL: Esse tipo de acesso é fornecido por meio da rede de telefonia convencional mas é diferente do acesso discado. Em primeiro lugar, mesmo que o usuário esteja conectado e navegando pela web, a linha telefônica estará desocupada e pode ser usada livremente para chamadas de voz. 
Cabo: A conexão via cabo utiliza a mesma infra-estrutura (cabo) do serviço de TV por assinatura, por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. Por isso, a oferta deste tipo de acesso está restrita às regiões onde também existe o serviço de TV paga via cabo.
Satélite:Diferentemente dos demais tipos de acesso à internet, o acesso por satélite apresenta disponibilidade superior a 99% do tempo no período de um ano. Quem optar por ele - ou quem não tiver alternativa - vai necessitar de alguns aparatos de hardware um pouco mais específicos e caros. Você precisa ter uma antena que consiga captar o sinal do satélite e transmiti-lo para o computador  que tenha receptores, que podem ser internos instalados dentro do PC  ou caixas externas. Trata-se dos modems de satélite. A antena pode tanto ser fornecida pelo provedor de acesso quanto ter que ser adquirida pelo usuário, a depender do caso. 
Rádio: O acesso à internet por rádio é uma forma de estender uma conexão web que chega em banda larga a um ponto qualquer por meio das tecnologias convencionais a outro onde não existe tal serviço. Esse ponto pode ser uma área restrita, por exemplo, uma empresa, um condomínio, residência e até uma cidade inteira, dependendo da solução que for usada. Estão inclusos nessa modalidade o Wi-Fi e Wi-Max.

Nenhum comentário:

Postar um comentário