terça-feira, 16 de junho de 2015

A HISTÓRIA DA INTERNET (PAN, LAN, WAN E MAN)

   
       A internet nasceu no final dos anos 1960, em plena Guerra Fria, graças à iniciativa do Departamento de Defesa americano, que estava disposto a criar uma rede de comunicação entre seus diferentes centros. Uma rede que fosse capaz de resistir a uma destruição provocada, por exemplo, por um ataque nuclear. Para isso o pesquisador Paul Baran concebeu um conjunto que teria como base um sistema descentralizado, com isso Ele pensou em uma rede tecida como uma teia de aranha (web, em inglês), na qual os dados se movessem buscando a melhor trajetória possível, podendo “esperar” caso as vias estivessem obstruídas. Essa nova tecnologia, sobre a qual também se debruçaram outros grupos de pesquisadores americanos, foi batizada de packet switching, “troca de pacotes”.
    
     Em 1969 a ARPAnet já estava operacional, ela foi fruto de pesquisas realizadas por um órgão ligado ao Departamento de Defesa americano. A ARPA foi criada pelo presidente Eisenhower em 1957, depois do lançamento do primeiro satélite Sputnik pelos soviéticos, para realizar projetos que garantissem aos Estados Unidos a superioridade científica e técnica sobre seus rivais do leste.
    
     A principio a ARPA conectaria as universidades de Stanford, Los Angeles, Santa Barbara e de Utah. A ARPAnet seguiu sua expansão durante os anos 1970.
     
     Outras redes, conectando institutos de pesquisas, foram criadas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França. Faltava estabelecer uma linguagem comum a todas. Isso foi feito com o protocolo TCP/IP, inventado por Robert Kahnet e Vint Cerf em 1974. A ARPAnet adotou essa padronização em 1976. E assim começou a aventura da web com seu primeiro milhar de computadores conectados. O afluxo de usuários engendrou um fenômeno de sobrecarga. Em 1986, uma nova rede foi lançada pela National Science Foundation. A ARPAnet se juntou a ela quatro anos mais tarde.    
      
     Antes, essas redes existiam principalmente dentro de escritórios, mas com o passar do tempo a necessidade de trocar informações entre esses módulos de processamento aumentou, dando vez a diversos outros tipos de rede. Algumas delas são:

            PAN (Rede de Área pessoal)



            São usadas para que dispositivos se comuniquem em uma distancia limitada,                             um exemplo é o Bluetooth.
          
            LAN ( Rede Local)
Ela interliga computadores dentro de um mesmo local, isso pode acontecer em empresas, escolas, ou até mesmo em casa, sendo possível trocar informações com o dispositivo.

MAN (Rede Metropolitan)

Ela conecta diversas redes locais, dentro de quilômetros, ou seja, se uma empresa tem dois escritórios e quer que os computadores permaneçam interligados.

 WAN (Rede longa distância)

Ela vai um pouca mais além da MAN, abrange uma área maior, como um país ou até continente.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário