quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Fibra Óptica


Fibra Óptica
Com o avanço da tecnologia os cabos de metal foram substituídos por cabos de fibra óptica. A fibra óptica é um fio de vidro transparente e muito fino, tendo diâmetro aproximadamente de 0,5mm, semelhante a um fio de cabelo. Ele possui estrutura cilíndrica e é dividido em duas partes: núcleo e casca, onde o núcleo é a região central e a casca é a região que envolve o núcleo.
Os cabos de fibra óptica possuem várias vantagens em relação aos cabos metálicos:
* Matéria-prima abundante;
* Maior capacidade de transmissão de informações;
* Não sofre interferências de ondas eletromagnéticas;
* Como esses fios são feitos de vidro, eles não corroem e não oxidam como os fios metálicos;
* Pequeno tamanho e peso.
Apesar de serem de vidro, as fibras ópticas são bem flexíveis.
Uma das aplicações da fibra óptica é na construção de instrumentos médicos que permitem a observação de determinados órgãos. Também são utilizados como cabos de internet, podendo atingir altas velocidades se comparado aos cabos de internet anteriores.
Temos dois tipos de fibras ópticas: Monomodo e Multímodo.
Fusão
O processo de fusão de fibra óptica acontece com o auxilio de uma maquina que posiciona os dois lados da fibra óptica a ser fundida a uma certa distancia e através de eletrodos especiais uma carga elétrica é gerada formando um “arco voltaico” que funde as duas pontas.
Este processo é realizado através de uma “Máquina de Emenda Óptica” que após o termino da fusão da fibra óptica também realiza (em operação separada) a cobertura da emenda feita na fibra óptica feito de tubo cilíndrico termocontrátil transparente com elemento metálico em aço inoxidável, que tem a finalidade de garantir o reforço mecânico das emendas, evitando quebras.
Conexões
A maioria das redes utilizam cabos e placas tipo Ethernet. Abaixo podemos visualizar três tipos desses cabos:
·         Coaxial fino (Thin Ethernet)

 










·         Coaxial grosso (Thick Ethernet)

 










·         Par trançado (Twisted Pair)








Antes de adquirir uma placa de rede, é importante saber o tipo de cabo à ser conectada. Para instalar um PC em uma rede já implementada, devemos obedecer ao tipo de cabo já em uso. Ao implementar uma rede de grande porte, várias considerações devem ser tomadas para decidir qual é o tipo de cabo mais indicado. Considerações estas requerem conhecimentos específicos de profissionais que operam com implantação de redes.
Os conectores existentes nas placas de rede, usados com cada um desses tipos de cabos são chamados de:
·         BNC - Para Thin Ethernet

 








·         RJ-45 - Para Twisted Pair
Macho                                                                            
 Femea














Existem certos modelos de placas que possuem apenas um desses conectores, outros possuem dois deles, e alguns possuem os três tipos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário